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SAAE – São Carlos

Perguntas frequentes

1. Como informar a leitura? 
Quando o leiturista não consegue visualizar a leitura mensal, é deixado um aviso. Dessa forma, você deve contatar o SAAE por meio do 0800 300 15 20 e informar apenas os números pretos registrados no hidrômetro.  

 
2.    Como solicitar uma ligação inicial de água e esgoto?
Você deverá realizar uma solicitação junto a uma das Unidades de Atendimento ao Usuário do SAAE, sendo observado o abaixo exposto:
I – Informações e documentos relacionados ao cadastramento da unidade usuária e do usuário (*); 
II – Adequação das instalações internas;
III – Situação de adimplência do usuário; 
IV – Inexistência de impossibilidade legal ou técnica às ligações. 

(*) O pedido de ligação definitiva pelo interessado será instruído por cópia simples de: 

I – Documento de qualificação do usuário responsável, com nº de CPF ou CNPJ; 
II – Comprovação da legitimidade para representação, se representante ou procurador; 
III – Certidão de emplacamento ou carnê de IPTU que conste o número do imóvel e da inscrição municipal.
Conforme Art. 103 da Resolução ARES-PCJ Nº 482, 15 de fevereiro de 2023.

3. Como atualizar o cadastro do imóvel?
Apresentar documentação abaixo mencionada em uma das Unidades de Atendimento ao Usuário do SAAE ou encaminhá-la por meio do site do SAAE: www.saaesaocarlos.com.br
I – Em caso de aquisição de imóvel: Escritura pública e/ou Certidão de Matrícula ou outro documento equivalente;
II – Em caso de locação: apresentar Contrato de Locação com firma reconhecida do locador e do locatário
III – Caso não tenha contrato de locação, poderá comparecer a uma das Unidades de atendimento com documentos pessoais e preencher o TERMO DE INCLUSÃO E RESPONSABILIDADE DE USUÁRIO.
Ressaltamos que o usuário é responsável pela unidade usuária e pelas obrigações decorrentes dos serviços prestados junto ao SAAE SÃO CARLOS, independentemente de sua relação jurídica com o imóvel. 

4. Recebi a conta com valor de consumo acima da média, como devo proceder?
A primeira orientação é confirmar se a leitura coletada está correta: na conta mensal é descrita a leitura atual, considerando-se apenas os números pretos do hidrômetro. Em mãos da leitura constante na conta 


você deverá olhar o hidrômetro: caso a numeração esteja abaixo da constante na conta, há erro. Neste caso, contatar o SAAE pelo 0800 300 15 20 para ajustes, ou comparecer em uma das Unidades de Atendimento ao Usuário do SAAE com a foto do medidor;

  1. Conta com volume elevado por ser advinda de vazamentos internos no imóvel. Verificar se o hidrômetro gira com todos os pontos de água sem uso.
    Caso esteja com vazamento interno, você precisa localizar o vazamento e saná-lo o mais breve possível. O SAAE não realiza reparos em vazamentos internos de imóveis, sendo a responsabilidade do (a) usuário (a)/morador(a).
    – Após o conserto, é necessário preenchimento da Declaração de Conserto de Vazamento, bem como, apresentação de evidências que comprovem o reparo do vazamento, seja por recibos, notas, fotos.
    – Com a documentação acima, além dos documentos pessoais, dirija-se até uma das Unidades de Atendimento ao Usuário do SAAE, para assim, dar entrada no pedido de Revisão de Contas
  2. Caso não encontre intercorrências com a leitura ou vazamentos, compareça em uma das Unidades de Atendimento ao Usuário do SAAE para maiores esclarecimentos.

  5 Como faço para inserir meu cadastro na “categoria social” (Tarifa Social)?
O imóvel deverá ser residencial.
Caso você atenda a um dos pré-requisitos abaixo, deverá comparecer em uma das Unidades de Atendimento ao Usuário do SAAE, munido (a) de documentação comprobatória:

  • I – Renda mensal per capita de até meio salário-mínimo vigente, com inscrição familiar atualizada no CadÚnico do Governo Federal ou em Programa Social mantido ou subvencionado pela União, Estado ou Município;
  • II – Ser portador de deficiência física ou mental, ou residir com pessoa portadora, e ter renda mensal per capita de até 01 (um) salário-mínimo vigente;
  • III – Ser aposentado ou pensionista com renda mensal familiar de até 01 (um) salário-mínimo vigente

Exemplos de Documentação a apresentar:
– Se caso receber auxílio do governo (Auxílio Brasil, Cartão Alimentação etc.): apresentar Declaração de Recebimento emitida pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, com até 30 (trinta) dias de emissão;
– Se caso receber benefícios previdenciários (aposentadoria, pensão por morte etc.): apresentar extrato emitido pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que poderá ser retirado por meio do site do INSS ou presencialmente no INSS.

6 Preciso de Atendimento Social, como devo proceder?
Comparecer em uma das Unidades de Atendimento ao Usuário do SAAE para agendar atendimento. Apresentar-se munido (a) de documentos pessoais.

7 Como parcelar minha dívida com o SAAE?
O parcelamento de débitos no SAAE poderá ocorrer:
I – para débitos não inscritos em dívida ativa, em até 12 (doze) vezes, limitado o requerimento a cada período de 12 (doze) meses por ligação;
II – para débitos inscritos em dívida ativa, em até 120 (cento e vinte) vezes.

É necessário que você compareça em uma das Unidades de Atendimento ao Usuário do SAAE, com os documentos pessoais em mãos, bem como, de uma conta de água do imóvel objeto do parcelamento.

8 Como habilitar a conta de água e esgoto em débito automático?
Este procedimento deverá ser feito junto ao seu banco ou à sua instituição financeira.

9 Como comunicar um vazamento de água na rua ou na calçada?
Você deve contatar o SAAE por meio do 0800 300 15 20.

10 Quero fazer denúncia de fraude, como proceder?
Você deve contatar o SAAE por meio do 0800 300 15 20 ou comparecer em uma das Unidades de Atendimento ao Usuário do SAAE.

11 Como fazer um registro de falta de água no imóvel ou no bairro?
Você deve contatar o SAAE por meio do 0800 300 15 20 ou comparecer em uma das Unidades de Atendimento ao Usuário do SAAE.

12 Roubaram o hidrômetro, o que devo fazer?
Você precisa verificar se o cavalete/caixa padrão foi danificado, providenciar o reparo e/ou substituição, registrar um Boletim de Ocorrência e comparecer a uma das Unidades de Atendimento com o Boletim de Ocorrência para solicitar a instalação de um novo hidrômetro. 

13 Como entrar em contato com o SAAE.
Você deve contatar o SAAE por meio do 0800 300 15 20 ou comparecer em uma das Unidades de Atendimento ao Usuário do SAAE.14 Como informar a instalação da caixa padrão de hidrômetro?
Você deve contatar o SAAE por meio do 0800 300 15 20 ou comparecer em uma das Unidades de Atendimento ao Usuário do SAAE.