Pular para o conteúdo

SAAE – São Carlos

Visitas Monitoradas

Programa de Educação Ambiental – SAAE São Carlos

Dentro do conceito de Educação Ambiental, baseado na Lei 9.795/99, que impõe sua obrigatoriedade no ensino formal, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de São Carlos tem um Programa de Educação Ambiental que oferece visitas monitoradas à Estação de Tratamento de Água (ETA) Vila Pureza (localizada na Avenida Dr. Carlos Botelho) e à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Monjolinho (estrada vicinal Cônego Washington José Pêra, s/n).

Abertas para estudantes a partir de seis anos e com duração de duas horas, as visitas apresentam orientações sobre produção, tratamento, monitoramento e uso consciente da água, além de conceitos de sustentabilidade e responsabilidade com o meio ambiente.

Com viés criativo, lúdico e inovador, as atividades do programa trazem como ponto de destaque a interatividade dos alunos com os processos da Estação de Tratamento de Água – ETA e a importância da preservação e cuidado do meio ambiente.

Por meio de tecnologia digital e diversas ferramentas pedagogicamente pensadas para despertar a curiosidade e interesse dos alunos, como óculos de realidade virtual (VR), painel digital interativo, painel touch, maquetes funcionais e visita guiada às instalações da ETA, o objetivo do Programa é usar metodologias ativas de ensino-aprendizagem para promover a interatividade da criança com todas as etapas do tratamento de água e motivá-las a serem cidadãos ambientalmente responsáveis, abordando temas como uso responsável da água, tratamento de água, uso e ocupação do solo, preservação de mananciais, coleta seletiva, entre outros.

O SAAE acredita que a Educação Ambiental se consolida para além dos espaços educacionais formais e é nessa conexão entre teoria e prática que o Programa SAAE de Educação Ambiental se insere, cumprindo o seu papel social na comunidade. O Programa está formatado para atender as escolas de todo o sistema educacional de São Carlos, público e privado. Para agendamentos, entrar em contato pelo telefone 3371-8300.