Sistema mostra em tempo real, 24h, vazão, nível e pressão em reservatórios, poços e sistemas de bombeamento.
Entre os vários setores que fazem parte do dia a dia e são fundamentais para garantir a qualidade do atendimento à população pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE), um destaque é o trabalho desenvolvido pelo Centro Operacional de Controle de Abastecimento – COCA. Com a ajuda de computadores e monitores, esse sistema permite que um operador observe em tempo real as 58 áreas de água e 23 de esgoto que hoje estão automatizadas e com controle de segundo a segundo pela autarquia.
HISTÓRICO E ALARME – Por intermédio dessa tecnologia, é possível comandar de forma automática o funcionamento de captações, reservatórios, poços, medidores de vazão, válvulas, bombas e outros dispositivos elétricos, hidráulicos e mecânicos que fazem parte da complexa operação de um sistema de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto. Esse olhar online permite controlar níveis, ligar e desligar equipamentos, abrir e fechar válvulas, redirecionar fluxo de água, entre outras possibilidades.
Essa ferramenta tecnológica também armazena o histórico de toda a atividade, e ainda dispara alarmes sobre vazamentos, falhas de equipamentos, falhas de operação, e problemas de níveis, pressões e vazões. Com isso, é possível prevenir e diminuir perdas e garantir mais qualidade aos serviços prestados pela autarquia.
SERVIÇO 24 H – Toda a comunicação é monitorada por rádio, fibra óptica e GPRS (sinal de celular) através da antena instalada na sede do SAAE, na Avenida Getúlio Vargas. Na sala dos painéis de telemetria, ficam apenas dois servidores: 1 operador e 1 controlador. A atividade não para, funciona 24 horas e há escala e revezamento entre os funcionários. Sem esse sistema, o SAAE precisaria manter pelo menos 5 funcionários em cada unidade para operar o serviço de forma manual no local.
EQUIPE – Todo esse processo está sob o comando do Setor de Manutenção de Sistemas e Automação, com João Carlos Lopes, e do Setor de Controle de Abastecimento, onde atuam os servidores Jô Leal dos Santos e Maurício dos Santos, dentro da Gerência de Manutenção e Operação, chefiada por Cassiano Masiero, e da Superintendência de Engenharia e Gestão Técnica, comandada por José Maria Cândido. A empresa Vector Engenharia e Sistemas de Automação, com sede em Americana-SP, é parceira licitada do SAAE nesse projeto há exatos 30 anos.
O presidente do SAAE, Engenheiro Mariel Olmo, disse que a excelência dessa atividade da telemetria garante à autarquia e principalmente à população de São Carlos soluções imediatas para problemas que fazem parte da rotina das empresas de saneamento, sejam elas públicas ou privadas. “O monitoramento pela telemetria é fundamental para diagnósticos precisos de ocorrências no exato momento em que elas acontecem. Dessa forma, temos segurança e chance total de resolver eventuais problemas com a mesma rapidez com que eles surgem. Essa equipe fantástica de servidores do SAAE está de parabéns por esse trabalho magnífico que executa todo o dia e toda a noite, sem trégua”.