Pular para o conteúdo

SAAE – São Carlos

SAAE inaugura Elevatórias de Esgoto e anuncia a conquista do índice de 9,86 no ICTEM

Inauguração das Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs) do Cidade Aracy, no dia 24 de junho de 2016. EEE Água Fria, à avenida Tetracampeonato e a EEE Água Quente, à rua Arnaldo de Almeida Pires, garantem que todo o esgoto dos bairros Cidade Aracy I e II, Presidente Collor, Novo Mundo, Planalto Verde, Monte Carlo, Jardim Gonzaga e CEAT passe a ser encaminhado para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Monjolinho, mantendo a integridade dos córregos da Água Quente e Água Fria. Plantio 20 mudas nativas por 50 alunos do projeto Mais Educação, das EMEBs Prof. Afonso Fioca Vitali (CAIC), Arthur Natalino Deriggi e Janete Maria Martinelli Lia.

Durante a inauguração das duas novas Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs) do Cidade Aracy, realizada na manhã desta sexta-feira (24), pela Prefeitura de São Carlos, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de São Carlos, a autarquia anunciou a conquista do índice de 9,86 no Indicador de Coleta e Tratabilidade de Esgoto de Município (ICTEM).

Referente ao ano de 2015, o índice de 9,86 no ICTEM de São Carlos é um dos melhores do estado, considerando a eficiência da coleta de esgoto, da população urbana atendida, do tratamento e eficiência de remoção, da população urbana com esgoto tratado e da eficiência de remoção das ETEs. O índice é elaborado pela CETESB, com variação de 1 a 10. 

O presidente do SAAE, Sergio Pepino, fez o anúncio é e destacou que, com o início do funcionamento das EEEs, esse índice deve subir ainda mais. “Antes apenas 25% do esgoto da região do Cidade Aracy era encaminhado para a ETE. Com as novas EEEs conseguiremos encaminhar 100% do esgoto para tratamento e o Indicador de Coleta e Tratabilidade de Esgoto de Município (ICTEM), para os próximos anos, deverá chegar a 10. Uma grande conquista para a cidade e para o Meio Ambiente, justamente na semana na qual a autarquia completa 47 anos (dia 26 de junho)”.  Sergio Pepino lembrou, ainda, que existe um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), com o Ministério Público, com projeto já elaborado, para a recuperação do córrego da Água Quente. 

Localizadas no bairro Cidade Aracy, a Estação Elevatória de Esgoto (EEE) Água Fria, à avenida Tetracampeonato e a Estação Elevatória de Esgoto (EEE) Água Quente, à rua Arnaldo de Almeida Pires, garantem que todo o esgoto dos bairros Cidade Aracy I e II, Presidente Collor, Novo Mundo, Planalto Verde, Monte Carlo, Jardim Gonzaga e CEAT passe a ser encaminhado para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Monjolinho, mantendo a integridade dos córregos da Água Quente e Água Fria. 

O Prefeito Paulo Altomani destacou que as Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs) do Cidade Aracy representam o compromisso da gestão com a população. “São obras para a sustentabilidade, que ressaltam a responsabilidade social e nossa preocupação com a qualidade de vida de toda a cidade e, nesse caso, especialmente dos bairros da região sul. Parabéns ao SAAE e a todos que trabalharam para a finalização desse grande projeto”. 

Ressaltando a contribuição das novas obras para o Meio Ambiente, cerca de 50 alunos do projeto Mais Educação, das EMEBs Prof. Afonso Fioca Vitali (CAIC), Arthur Natalino Deriggi e Janete Maria Martinelli Lia, participaram da inauguração e realizaram um plantio de mudas nativas às margens do córrego Água Fria, um dos afluentes do Rio Monjolinho. 

A finalização das duas estações elevatórias, com financiamento de R$ 803.229,78 pela Caixa Econômica Federal e R$ 838.834,79 de recurso próprio, contou ainda com serviços de infraestrutura como a pavimentação de trechos das ruas de acesso; construção da parte final da linha de recalque e do coletor para a EEE Água Fria e, em atendimento a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre a Prefeitura e a Promotoria, construção de um coletor tronco na região da EEE Água Quente. 

O evento contou, também, com a presença do vice-prefeito Cláudio Di Salvo; dos vereadores Dé Alvim, Maurício Ortega; dos Secretários Municipais Marcos Antônio de Thomazo, Márcio Marino, Douglas Marangoni dos Santos; Presidente da FESC, Vera Lúcia Ciarlo Raimundo;  diretores, funcionários da prefeitura e do SAAE e moradores da região do Cidade Aracy.