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SAAE – São Carlos

APLICATIVO DO SAAE TEM ADESÃO SATISFATÓRIA DE USUÁRIOS

Em 20 dias de funcionamento, foram mais de 600 downloads e 30 solicitações de diversos serviços.

Desde que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE) lançou oficialmente o seu aplicativo, no último dia 15 de dezembro de 2023, já foram registrados 602 downloads e 32 solicitações que geraram diversas ordens de serviços, como vazamento de água e esgoto na calçada, vazamento em cavalete, vazamento de água na caixa padrão, galeria pluvial entupida, esgoto retornando, entre vários outros.

A ideia de criar mais esse mecanismo de interatividade com os usuários faz parte do conjunto de estratégias de comunicação estabelecido pela presidência da autarquia para otimizar tempo e construir uma dinâmica mais rápida na prestação do atendimento aos moradores. Para ter acesso a essa moderna ferramenta digital, basta o usuário acessar a Google Play Store ou a Apple Store e buscar pelo aplicativo SAAE São Carlos, ou entrar no site do SAAE (saaesaocarlos.com.br), clicar no banner que direcionará a instalação.

Entre os serviços relacionados às contas do usuário é possível solicitar, por exemplo, segunda via de conta (copiar pix para pagamento e enviar conta por e-mail); relação de débitos com o SAAE; acompanhamento de protocolos e processos; autoleitura; histórico de consumo e consulta de dados cadastrais.

ÁGUA E ESGOTO – Com relação específica a água, o usuário pode comunicar e pedir a solução de falta de água na residência; falta de água na rua; vazamento de água na calçada; vazamento de água na rua; vazamento de água na caixa padrão; vazamento de água em cavalete. Referente a esgoto, pode haver comunicação de esgoto entupido; esgoto retornando; vazamento de esgoto na calçada; vazamento de esgoto na rua.

RESÍDUOS E DRENAGEM – Já no que se refere a resíduos, é possível comunicado de que caminhão não retirou lixo doméstico; solicitação de inclusão de rota para retirada de lixo doméstico; solicitação de inclusão de rota para retirada de lixo hospitalar; solicitação de lixeira/latão para evento; solicitação de retirada de animal morto de pequeno porte; solicitação de retirada de lixo hospitalar. Na área da drenagem, boca de lobo entupida; boca de lobo sem grade ou laje; água parada; erosão em córrego ou canal; limpeza de piscinão; galeria pluvial entupida; galeria pluvial quebrada.

O Gerente de Tecnologia da Informação do SAAE São Carlos, Glauco Piovesan, acredita que a tendência natural é a de que o aplicativo adquira uma adesão maior, mês a mês. “As pessoas que ainda não baixaram o app saberão da comodidade entre os vizinhos do local onde moram, ou entre os colegas de trabalho que já baixaram, solicitaram serviços e foram atendidos, e tomarão a mesma atitude. Dessa forma, o app vai ganhando corpo e abraçando de vez a comunidade em geral”.

USUÁRIO APROVA APLICATIVO – A administradora de empresas Suely Gonçalves Verdadeiro, de 56 anos, foi uma das usuárias que já fizeram uso do aplicativo e aprovaram. “Eu achei ótima a iniciativa do SAAE. Afinal, hoje é quase tudo digital, não é mesmo? Baixei o aplicativo quatro dias após o lançamento, fiz a solicitação de um serviço e os funcionários da autarquia vieram rapidinho. Torço para que mais pessoas façam o mesmo porque a economia de tempo é realmente fantástica”.

O presidente do SAAE, Engenheiro Mariel Olmo, afirma que pelo tempo de criação do aplicativo (menos de um mês) a procura tem demonstrado que a decisão foi acertada e será aprimorada. “Vamos fortalecer dia a dia este vínculo digital com os usuários do SAAE e moradores de forma geral, para que consigamos, juntos, resolver com maior eficiência e mais rapidez as diversas demandas que são de competência da autarquia. O SAAE, hoje, além da água e do esgoto, também é responsável pelos complexos sistemas de resíduos e drenagem. Por isso, todo comunicado e qualquer informação ou reclamação que chegar de forma rápida e instantânea será uma ajuda extraordinária da população para nossas equipes correrem atrás da solução”.