Pular para o conteúdo

SAAE – São Carlos

SAAE E VITA ENGENHARIA REALIZAM PRIMEIRA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA CONSTRUÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE COLETA SELETIVA

Encontro reuniu mais de 200 participantes e abriu espaço para diálogo sobre o futuro da gestão de resíduos no município.

Na quarta-feira, 27 de agosto, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE), em parceria com a empresa VITA Engenharia e Consultoria Ambiental, realizou a 1ª Audiência Pública do Plano Municipal de Coleta Seletiva de São Carlos (PMCS-SC), na Escola Estadual Luiz Viviani Filho, no bairro Cidade Aracy.
O encontro reuniu mais de 200 participantes em um diálogo construtivo com diferentes atores sociais: a população em geral, gestores públicos do SAAE, da Prefeitura e da Câmara Municipal, representantes do Ministério Público, na pessoa do promotor Dr. Flávio Okamoto, além de estudantes, professores, representantes da iniciativa privada atuantes na área de resíduos, membros da cooperativa de catadores da cidade – Coopervida, associações e organizações da sociedade civil.

AUDIÊNCIA PÚBLICA – A 1ª audiência teve como objetivo demonstrar os resultados do diagnóstico técnico e social, abrindo espaço para perguntas, manifestações e sugestões da população. Foram apresentados e discutidos os principais pontos do panorama atual da gestão de resíduos em São Carlos.
As contribuições recebidas durante o encontro serão analisadas e consideradas para a consolidação do diagnóstico final, fortalecendo o caráter participativo do processo.

SOBRE O PLANO – O Plano Municipal de Coleta Seletiva de São Carlos (PMCS-SC) é um instrumento estratégico, mais detalhado que o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), com foco na melhoria da gestão dos materiais recicláveis, dos resíduos orgânicos e dos produtos sujeitos à logística reversa, como pilhas, baterias e pneus.


A partir de um diagnóstico técnico aprofundado, seguido de prognóstico e planejamento estratégico, o plano busca reduzir a quantidade de resíduos destinados ao aterro sanitário, fomentar a cadeia da reciclagem e estimular a economia circular no município.

ATIVIDADES PARTICIPATIVAS – Esta foi a primeira audiência pública e o segundo evento de uma série de seis atividades participativas previstas para a elaboração do plano, sendo quatro oficinas e duas audiências públicas. A primeira oficina de construção participativa do PMCS-SC ocorreu no dia 22 de julho, no Centro Municipal de Artes e Cultura (CEMAC), e também contou com expressiva adesão popular.


O processo participativo tem como objetivo promover uma análise crítica da realidade atual da coleta seletiva em São Carlos e, com base nisso, projetar diferentes cenários futuros para subsidiar a escolha do modelo mais adequado para o município.


O presidente do SAAE, Derike Contri, destacou a importância da mobilização social nessa etapa de construção. “Essa audiência marca o início de um diálogo com a sociedade sobre como podemos melhorar a forma como lidamos com os nossos resíduos. Quero agradecer a presença de cada um de vocês. A participação de todos será essencial nesse processo. Esse plano é um instrumento de planejamento que vai nos ajudar a organizar e direcionar as ações relacionadas à coleta seletiva em São Carlos.”