O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE) realizou, nos dias 5 e 6 de fevereiro (quinta e sexta-feira), a limpeza e a desobstrução de ramais e galerias pluviais com hidrojateamento na Avenida Comendador Alfredo Maffei e na Avenida Dr. Tancredo de Almeida Neves, dois pontos de grande relevância para a drenagem do município.
A operação teve – e ainda terá – como objetivo garantir que as galerias operem com sua capacidade total, permitindo o escoamento eficiente da água durante períodos de chuvas intensas. Essas ações são executadas em diferentes regiões da cidade, conforme o planejamento permanente de manutenção do sistema de drenagem urbana, com foco na prevenção de inundações e alagamentos.
PREVENÇÃO – “A manutenção preventiva é essencial para manter a cidade preparada, especialmente neste período de chuvas. O trabalho é fundamental para prevenir alagamentos e assegurar maior eficiência no escoamento das águas pluviais, garantindo mais segurança e qualidade de vida à população. Nos últimos dois anos, vale lembrar, o SAAE vem executando ações contínuas de limpeza e conservação da rede de drenagem da cidade”, destacou o presidente da autarquia, Derike Contri.
DESCARTE IRREGULAR – Durante os serviços, além de sedimentos e folhas, é retirada uma grande quantidade de resíduos descartados irregularmente. O lixo jogado nas vias públicas é levado pela chuva até as bocas de lobo e galerias, provocando obstruções e prejudicando a drenagem de modo considerável.
O SAAE reforça que a população pode contribuir realizando o descarte correto dos resíduos e comunicando ocorrências relacionadas à drenagem por meio dos canais oficiais de atendimento e pelo telefone e WhatsApp 0800 300 1520.




