Pular para o conteúdo

SAAE – São Carlos

SAAE VAI AUMENTAR CAPTAÇÃO DE ÁGUA E INVESTIR MAIS EM SETORIZAÇÃO


Proposta é diminuir desabastecimento em regiões mais altas e com mais moradores, além de reduzir perdas.
Na tarde desta segunda-feira, 25/09, o presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE), Engenheiro Mariel Olmo, convocou uma reunião com representantes de diversas áreas da autarquia para adoção imediata de medidas que consigam diminuir a falta de água em algumas regiões, principalmente mais altas e com grande concentração de moradores, como o bairro Cidade Aracy e adjacências. Nos últimos sábado e domingo houve consumo elevado de água (fora do comum e esperado) o que provocou desabastecimento pontual em alguns locais da cidade.
AUMENTO NO VOLUME DE CAPTAÇÃO – Durante o encontro, ficou definido que entre as medidas a serem adotadas está o aumento no volume de captação de água do Ribeirão Feijão (responsável por 60% da captação total de São Carlos, os outros 40% são do Espraiado). Com esse aumento, haverá mais agilidade para enviar água para a grande região do Cidade Aracy, por exemplo. A reunião também serviu para determinar o avanço contínuo do trabalho de setorização, porque em saneamento já está provado que essa prática ajuda a controlar melhor as perdas e o abastecimento, além, é claro, de otimizar os serviços e reduzir custos.
“A setorização, inclusive, foi tema relevante de debate e consenso durante o 51º Congresso Nacional de Saneamento da ASSEMAE – Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento, que aconteceu de 18 a 22 de setembro em Poços de Caldas, MG, e que alguns de nós, aqui do SAAE São Carlos, tivemos a oportunidade ímpar de participar. Não é possível abraçar o problema de uma vez só, porque ele é grande, pra nós e pra todos. Por isso, setorizar, compartimentar, regionalizar, ajuda nos diagnósticos, ações e soluções, é e o que já fazemos e ampliaremos” frisou o presidente do SAAE, Engenheiro Mariel Olmo.
Participaram da reunião, além do presidente Mariel Olmo, o Chefe de Gabinete, José Augusto Santana; o Superintendente de Operações, Everton Gianlorenço; a Gerente de Operações da ETA e ETE, Leila Patrizzi; o Gerente de Obras e Saneamento, Lauriberto Corcci (Mola); o Gerente de Apoio Administrativo, Everaldo Ferreira Cruz; e o Engenheiro Mecânico, Rogério Bernardes, representando a Gerência de Manutenção e Operação.
SAAE NÃO É ‘FÁBRICA DE ÁGUA’ – É preciso sempre deixar claro, também, que o SAAE não ‘fabrica’ água. O que existe é um trabalho diário, caro e sem trégua, de captação, tratamento, armazenamento e distribuição. Por isso, durante períodos de estiagem e de enormes temperaturas, onde o consumo das pessoas tem um acréscimo considerável por razões óbvias (principalmente para limpeza, higiene e lazer) o uso consciente e racional da água deve fazer parte do comportamento individual e coletivo.
37% DE AUMENTO NO CONSUMO – De acordo com os registros gráficos de vazões do sistema de Telemetria e Automação do SAAE São Carlos, na região sul da cidade foi identificado um significativo aumento nos volumes de saída dos reservatórios na média de 37% no último fim de semana. Para permitir o abastecimento a todos, com a previsão de continuidade de ondas de calor nos próximos dias, o SAAE orienta a população a intensificar o uso consciente de água nesse período, e evitar desperdícios.
Algumas dicas:
– fechar a torneira ao escovar os dentes, fazer a barba e lavar louças e objetos. Uma torneira aberta pode gastar até 12 litros de água por minuto;
– Utilizar baldes para limpezas de garagens, automóveis e imóveis;
– utilizar água da máquina de lavar roupa como reúso para limpezas em geral;
– utilizar a máquina de lavar roupa sempre cheia. Um ciclo desse equipamento consome, em média, 144 litros de água;
– evitar o uso de mangueira e adotar a utilização de vassouras para limpezas e de regadores para molhar plantas.