Pular para o conteúdo

SAAE – São Carlos

PLANO MUNICIPAL DE COLETA SELETIVA DE SÃO CARLOS – SP

O Plano Municipal de Coleta Seletiva de São Carlos  (PMCS-SC) é um instrumento estratégico e mais detalhado que o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), em relação ao melhor modelo para a gestão dos materiais passíveis de reciclagem, resíduos orgânicos urbanos e materiais passíveis de logística reversa.


A partir de um diagnóstico robusto, prognóstico e planejamento estratégico tal instrumento contribuirá para a diminuição da quantidade de resíduos enviados para o aterro sanitário municipal, além de fomentar a cadeia de reciclagem e economia circular.

A elaboração do PMCS-SC corresponde ao desdobramento de uma das ações recomendadas no PMGIRS de São Carlos, buscando a universalização e eficiência do sistema de coleta seletiva no município.

Durante a elaboração do PMCS-SC haverão seis momentos de diálogo com a população e atores interessados, sendo quatro oficinas e duas audiências públicas. Acesse abaixo os materiais, bem como eventos disponíveis sobre o PMCS-SC.

PLANO MUNICIPAL DE COLETA SELETIVA (PLANO DE TRABALHO)

SÍNTESE DO DIAGNÓSTICO DO PMCS-SC – OFICINA 1

PLANO MUNICIPAL DE COLETA SELETIVA – DIAGNÓSTICO

Oficina 3 – Ações de Educação Ambiental

O SAAE e a VITA Engenharia e Consultoria Ambiental convidam a população para participar da Oficina 3 do Plano Municipal de Coleta Seletiva de São Carlos (PMCS-SC), na qual será possível contribuir com a construção de ações e projetos de Educação Ambiental do Plano.

Para este evento, as vagas são limitadas, sendo necessária inscrição prévia por meio do formulário:
https://forms.gle/YdPNPmxjjef2E1526

Data: 27 de janeiro de 2026
Horário: 19h
Local: Auditório da FESC – Rua São Sebastião, 2828 – Vila Nery – São Carlos/SP

Para melhor compreensão do escopo do Plano e do cenário atual do município, recomenda-se o acesso aos documentos já elaborados, disponíveis na aba:
Serviços > Plano Municipal de Coleta Seletiva de São Carlos – SP.

A participação da comunidade é fundamental para a construção coletiva de soluções eficazes para a gestão de resíduos sólidos no município.