Nova estrutura vai reforçar o abastecimento da Grande Cidade Aracy e beneficiar cerca de 60 mil pessoas.
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE) e a Prefeitura Municipal inauguraram, na manhã desta segunda-feira, 18 de maio, o Centro de Produção, Reservação e Distribuição do Cedrinho, localizado na Avenida Faber, s/nº, esquina com a Rua José Censoni, no Distrito Industrial Miguel Abdelnur.
O evento contou com a presença do prefeito Netto Donato, do presidente do SAAE, Derike Contri, dos vereadores Bruno Zancheta e Malabim, além do vereador Dé Alvim, que representou o presidente da Câmara Municipal, Lucão Fernandes. Também estiveram presentes secretários municipais e diversos servidores da autarquia e da Prefeitura Municipal de São Carlos.
ESTRUTURA DO POÇO – O Centro de Produção, Reservação e Distribuição do Cedrinho conta com um poço tubular profundo de 320 metros, com capacidade de vazão de 200 m³/h, além de um reservatório apoiado cilíndrico metálico com capacidade para 2.650 m³ de água, o equivalente a 2,6 milhões de litros.
A estrutura inclui ainda casa de bombas, casa de química e cabine de energia elétrica, garantindo as condições necessárias para o pleno funcionamento operacional do sistema. A obra contempla também uma adutora de 2.217 metros de extensão e 250 milímetros de diâmetro, responsável pela interligação entre o reservatório do Cedrinho e a região do CDHU.
MAIS SEGURANÇA HÍDRICA – Com a implantação do novo centro de produção, aproximadamente 60 mil habitantes serão beneficiados direta e indiretamente, fortalecendo a infraestrutura de saneamento e contribuindo para a melhoria contínua dos serviços prestados à população. Além de ampliar a capacidade de abastecimento da região, a obra permitirá aliviar o sistema da Vila Alpes, garantindo maior flexibilidade operacional entre os centros de reservação e distribuição do SAAE e mais estabilidade no fornecimento de água.
Segundo o vereador Dé Alvim, o Centro de Produção, Reservação e Distribuição do Cedrinho já tem provocado impactos positivos no abastecimento de água da região sul de São Carlos. “Essa entrega veio em boa hora e já é possível perceber os impactos. No bairro Presidente Collor, onde faltava água constantemente, todos os dias, a situação já melhorou bastante. Na Grande Cidade Aracy, que também enfrentava falta d’água diária, o problema foi significativamente reduzido. Esse é o trabalho da Prefeitura, do SAAE e da Câmara Municipal, melhorando a qualidade de vida, principalmente da população da Grande Cidade Aracy”, afirmou.
O prefeito Netto Donato destacou que a nova estrutura representa um importante avanço para o sistema de abastecimento de São Carlos, especialmente para a Grande Cidade Aracy, uma das regiões mais populosas do município. “O Centro de Produção, Reservação e Distribuição do Cedrinho representa, sem dúvida, um divisor de águas para o abastecimento da região sul de São Carlos, especialmente para a Grande Cidade Aracy. Hoje, a cidade passa a contar com mais 2,6 milhões de litros de água para atender uma população de aproximadamente 60 mil pessoas, beneficiando principalmente os moradores da região do Presidente Collor, da Cidade Aracy, além do CDHU e da Vila Alpes. Essa nova estrutura vai amenizar significativamente um problema crônico de falta d’água enfrentado há mais de 30 anos por essa população”, destacou o prefeito.
O chefe do Executivo ressaltou ainda que o trabalho de melhoria do abastecimento continuará com novas intervenções estruturantes. “Esse é um trabalho que não para. O próximo passo é a setorização de toda a Grande Cidade Aracy. Não é um processo rápido, mas é um investimento que traz resultados concretos. Tenho certeza de que, daqui a alguns anos, a população vai olhar para trás, lembrar do tempo em que a falta d’água era diária e reconhecer o quanto avançamos. Esse problema começou a ser resolvido graças ao trabalho conjunto do SAAE, da Prefeitura Municipal e de todos os profissionais envolvidos”, afirmou.
INVESTIMENTO QUE GERA RESULTADOS – Com investimento de R$ 10,3 milhões, viabilizado por meio de financiamento do Banco do Brasil, a obra foi supervisionada por engenheiros e técnicos do SAAE. A execução ficou sob responsabilidade do consórcio “Eficiência São Carlos/Cedrinho”, formado pelas empresas RHS Controls e Uniper.
De acordo com o presidente do SAAE, Derike Contri, o Poço do Cedrinho representa um avanço estratégico para o abastecimento do município e um legado para as próximas gerações. “Estamos entregando uma obra estruturante, pensada para garantir mais segurança hídrica, eficiência operacional e qualidade no abastecimento de uma das regiões mais populosas de São Carlos. O Centro de Produção, Reservação e Distribuição do Cedrinho representa um investimento no presente e no futuro da cidade, ampliando a capacidade do sistema e proporcionando mais estabilidade no fornecimento de água para milhares de famílias”, destacou.
O prefeito Netto Donato ressaltou a importância do investimento realizado para viabilizar a obra. “Estamos falando de um aporte superior a R$ 10,3 milhões em uma estrutura que demandou mais de 12 meses de execução. Muitas vezes, esse tipo de investimento não é algo visível ou estético, não está no centro da cidade, mas faz toda a diferença dentro da casa das pessoas. É assim que temos cuidado das finanças do município: priorizando investimentos estruturantes, que geram benefícios diretos e melhoram a qualidade de vida da população”, finalizou


